sábado, 29 de maio de 2010
PROJETO DE CURSO: FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO - 2.o ANO EM
Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Educação
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
MICHELSON NOBRE DA SILVA
PROJETO DE CURSO:
FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO
PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO
ANO 2010
Professor César Augusto Venâncio da Silva
Ensino Médio
SEGUNDO ANO DO SEGUNDO GRAU
PROGRAMA DE FILOSOFIA
EMENTA DA DISCIPLINA
A disciplina de Filosofia do segundo ano do Ensino Médio desenvolverá seu conteúdo através do Projeto Pensar. Pensando a vida, debaterá a importância da autonomia do pensar na leitura da realidade urdida e tecida ao longo do tempo e ao largo do espaço no mundo ocidental.
OBJETIVO
Desenvolver com o educando experiências de pensamento que o torne competente para uma leitura critica e criativa da realidade urdida e tecida ao longo do tempo e ao largo do espaço.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FILOSOFAR.
Juízos intuitivos.
Real/Realidade.
Mito/Razão.
FILOSOFIA.
A condição humana.
RAZÃO.
Juízos intuitivos.
Os sentidos da palavra.
Os princípios racionais.
A condição humana.
VERDADE.
Juízos intuitivos.
Ignorância e verdade.
As concepções de verdade.
A condição humana.
O CONHECIMENTO.
Juízos intuitivos.
A preocupação com o conhecimento.
A linguagem.
O pensamento.
O diálogo.
A condição humana.
A LÓGICA.
Juízos intuitivos.
O nascimento da lógica.
Elementos da lógica.
A condição humana.
METAFÍSICA.
Juízos intuitivos.
Indagações metafísicas.
Características da metafísica em seus períodos.
A condição humana.
AS CIÊNCIAS.
Juízos intuitivos.
A atitude científica.
O ideal científico e a razão instrumental.
A tecnologia.
A condição humana.
O MUNDO DA PRÁTICA.
Juízos intuitivos.
A cultura.
A religião.
As artes.
Ética/Moral.
Liberdade/Amor.
A política.
A condição humana.
METODOLOGIA.
A proposta metodológica do Projeto Pensar: pensando a vida encontra-se centrada no
educando como sujeito pensante. Busca levá-lo a uma experiência de pensamento autônomo, crítico e criativo tendo como suporte o texto escrito e as ferramentas da multimídia, entendendo que, o signo da contemporaneidade, da imagem e do conhecimento é uma construção interdisciplinar de sujeitos solidários.
AVALIAÇÃO.
A avaliação encontra-se diretamente integrada à metodologia, seguindo o calendário escolar
da EEMF MICHELSON NOBRE DA SILVA e tomando como parâmetros os seguintes critérios :
I – Apresentação, por escrito, de projetos teóricos dissertativos de temas eleitos e divididos em sala de aula sob a supervisão do professor.
II – Apresentação de seminários em grupos, com total de no máximo cinco alunos-membros.
III – Debates em sala com temas direcionados.
III – Capacidade de expor as idéias e conceitos apurados.
IV – Assiduidade.
V – Ortografia, concordância, coerência na apresentação do pensamento.
VI – Participação e interesse: questionamento, etc.
VII – Provas orais.
VIII – Dissertações individuais em cada aula.
VIII – Autonomia na autocrítica.
BIBLIOGRAFIA
1. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Ática, 1993.
2. _______________. Introdução à história da filosofia ; dos pré-socráticos a Aristóteles, vol 1 – 2.ed. ver. e ampl. – SP: Companhia das letras, 2002
3. BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis:
4. BOFF, Leonardo. Experimentar Deus: a transparência de todas as coisas. Campinas: Verus, 2002.
5. BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem.
6. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática, 1994.
7. ----------------------. FILOSOFIA. Novo Ensino Médio. SP:Ática, 2000.
8. CORDI, Cassiano et alii. Para filosofar. SP: Scipione, 1995
9. CUNHA, J. Auri Filosofia: investigação à iniciação filosófica. SP: Atual, 1992
filosofar. SP: Saraiva, 1997 Filosofia. SP: Moderna, 1993
10.GILES, T. R. O que é Filosofia?. SP: E.P.U, 1994
Londrina: Ed. da UEL, 1996
11.MORRA, Gianfranco. Filosofia para todos. SP: Paulus, 2001.
12.NEEDLEMAN, Jacob. O coração da filosofia. SP: Palas Athena, 1991.
Petrópolis: Vozes , 1992
13. RIBEIRO, Carlos. Aprimoramento pessoal pela filosofia: método sem método.
14.RUSS, Jaqueline. Dicionário de filosofia. SP: Scipione, 1994
15. SÁTIRO, Angélica, & WUENSCH, Ana Míriam. Pensando Melhor: iniciação ao
16.SAVATER, Fernando. As perguntas da vida./ Fernando Savater: tradução Monica Stahel.. - SP: Martins Fontes, 2001
17.SOLOMON, Robert C. Paixão pelo saber: uma breve história da filosofia / Robert C. Solomon, Kathleen M. Higgins; tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. – R J : Civilização Brasileira, 2001
18.SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar. SP.: FTD, 1995
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